terça-feira, 13 de julho de 2010

Prefeitura de Jaboatão lança projeto que transfere ao cidadão a responsabilidade de executar obras

A prefeitura de Jaboatão está lançando esta semana, o programa "Comunidade que faz". A idéia é transferir a responsabilidade de executar obras do Estado (entenda prefeitura de Jaboatão) para a população. Funcionará da seguinte forma: a prefeitura "boazinha" fornecerá o material e a comunidade carente entrará com a mão de obra. 

O detalhe mais impressionante desse projeto é que ele vai ser implementado apenas nos locais carentes. Tradução: discriminação com a população mais pobre, que paga impostos e para ter alguma obra realizada em sua comunidade precisará trabalhar pesado e continuar pagando tributos, pois até o momento não foi falado em isenção de IPTU, por exemplo.

Ao invés de beneficiar a comunidade, esse tipo de projeto mostra como a atual administração trata com discriminação os cidadãos. Enquanto nas áreas nobres, a mão de obra é custeada pelo Estado (o que é mais que sua obrigação), nas áreas mais carentes o povo vai ter que deixar de fazer suas atividades e trabalhar em obras da prefeitura de Jaboatão gratuitamente, se quiserem ter algum benefício.

Esse tipo de projeto só não é mais ridículo porque, felizmente, a população ainda tem o direito de recusar esse tipo de proposta e expressar o qual lastimável e discriminatória ela é para a sociedade. E não me venham falar de boa intenção porque sabemos que não é! A prefeitura de Jaboatão simplesmente está assumindo o quanto é incapaz de mudar a cidade e trasnferindo a responsabilidade para a mão dos cidadãos. 

Eu, por exemplo, moro em uma área afastada aqui na lagoa, sem nenhuma infra-estrutura, pago TODOS os meus impostos em dia e não aceito esse tipo de proposta, que aliás, soa como ofensa, elém de ser uma ótima ferramenta que pode ser utizada com fins eleitorais por candidatos do governo. 

Quem tem obrigação de executar qualquer tipo de obra é o Estado, não o cidadão. Nós pagamos nossos impostos justamente para que o Estado transforme esse dinheiro em benefícios. Eu destestaria ter que pagar imposto e ter que trabalhar numa obra para poder ter um benefício que é obrigação (repito) do Estado me proporcionar. Isso soa, no mínimo, como piada de mal gosto.

Obviamente que a prefeitura pode me responder que eu não sou obrigado a aceitar essa proposta ridícula. Mas é claro que vão utlizar minha resposta como condição para que as obras não sejam executdas na minha comunidade. E vou continuar pagando meus impostos para essa prefeitura que brinca de administrar, enquanto eu tenho que pisar diariamente na lama! Uma vergonha que eu espero que não vingue e seja repudiada pela população!

-

2 comentários:

James Felsenstein disse...

O pior é que corre o risco de continuar o que o ex-prefeito começou: infra estrutura apenas nas áreas pobres. O cara que mora em uma comunidade dessas acha o máximo: arruma o que fazer e tem a chance de desviar "um tijolinho ou um saquinho de cimento pro puxadinho lá de casa". Se voce percorrer algumas favelas da cidade, notará ruas calçadas, coisa que nao existe onde as pessoas pagam impostos. Alguns exemplos sao revoltantes, como uma rua onde tem escola, igreja, comercio e industria nao ser calçada enquanto a rua paralela, estreita, sinuosa e tomada por imoveis irregulares, é calçada. Fica logo ali, em Barra de Jangada...

Marcelo Gomes disse...

Esse ato é uma vergonha, esse Prefeito pensa que está em Cabo de Santo Agostinho, que enganou o povo e lhe deram outro mandato.

Já estamos estudando quem será o proximo candidato deste municipio que seja da terra, que conheça as dificuldades e o faça.

Obg.