quarta-feira, 2 de junho de 2010

Artigo de Opinião: Difícil acesso à Lagoa Olho D’água


Por Herbert Fernandes
Os acessos a algumas localidades na Lagoa Olho D’água são extremamente difíceis durante o inverno. A ausência do poder público, com políticas de saneamento e infra-estrutura, castram o direito e ir e vir dos moradores, que são expostos a doenças, transtornos, situações humilhantes e constrangedoras. Sair de casa, receber uma visita, uma entrega, etc., é um desafio diário.

As imagens abaixo mostram a situação do Parque Lagoa Olho D’água, mas muitas outras comunidades em Candeias, Sotave, Lagoa das Garças e Barra de Jangada também sofrem com a total falta de infra-estrutura.
 
Atualmente, tenho recebido muitos e-mails de moradores da Lagoa revoltados com a situação. São pessoas que dizem que a prefeitura de Jaboatão não chega até a lagoa e que nada é feito pelas dezenas de comunidades, que juntas, abrigam mais de 50 mil pessoas.

São cidadãos que pagam seus impostos e diariamente têm seu direito à dignidade tolhido pela ineficiência do Estado. Um Estado apático a um problema que se arrasta há décadas sem solução. Governantes inertes por incompetência ou falta de interesse.

Revitalizar a Lagoa Olho D’água é bem mais que uma obra de recuperação do ecossistema: é resgatar a identidade e autoestima desses cidadãos, proporcionando igualdade de direito, saúde, educação e qualidade de vida.



3 comentários:

Anônimo disse...

depois de conhecer o complexo do paiva, tenho uma sugestao pra jaboatao:

privatizar.

aí a empresa cobra uma taxa anual (iptu?) e deixa tudo com cara de primeiro mundo, pois é nítido que a prefeitura de jaboatão nao tem a mínima competencia para administrar a cidade. fico imaginando se qualquer um dos politicos dessa cidade sequer tem capacidade de ser sindico de predio de 4 apartamentos.

Ricardo Lima disse...

É revoltante a situação dessa região da cidade. Com uma alta arrecadação, a cidade deveria investir na qualidade de vida das pessoas. Principalmente pq todas elas pagam seus impostos e merecem que seus direitos sejam respeitados.

James Silva disse...

Minha familia é de uma cidade do interior do Piauí. Todos se impressionam, quando veem a Jaboatão o absurdo que é ruas sem calçamento, esgoto a céu aberto, lixo espalhado nas ruas e praias totalmente abandonadas. Vou voltar pro Piauí que lá pelo menos tem governo.