quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lagoa Rodrigo de Freitas no RJ será despoluída. Enquanto isso, na Lagoa Olho D'água, em Pernambuco...


 Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ
.
A Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no Rio de Janeiro e que tem o mesmo tipo de formação da nossa Lagoa Olho D'água (de restinga), finalmente será despoluída. O secretário de meio ambiente do Rio, Carlos Alberto Muniz, informou a imprensa que, até 2014 (ano da copa do mundo), 80% da cidade terá tratamento de esgoto. Uma excelente notícia para os cariocas.

A idéia é dar vida à Lagoa  Rodrigo de Freitas, despoluindo-a totalmente,  transformando-a  num polo de esportes aquáticos, potencializando ainda mais seus atrativos turísticos e trazendo qualidade de vida para a população. O valor total dos investimentos em saneamento no RJ podem superar a faixa dos R$ 1,5 bilhões. 

 Lagoa Olho D'água - PE

Enquanto isso, aqui na Lagoa Olho D'água , o projeto de revitalização que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco continua parado, num longo e cansativo processo de licitação. A previsão é que até o final do ano, esse bendito projeto de urbanização aqui da nossa lagoa já esteja pronto.

A prefeitura de Jaboatão também já deveria ter desenvolvido um plano de saneamento básico, mas parece que nada foi feito até o presente momento. De acordo com o conselheiro do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, é obrigação dos municípios desenvolverem os planos de saneamento básico, de acordo com a lei 11.445/2007. "Os municípios que não tiverem seus planos aprovados até Dezembro/2010 ficarão impedidos de acessarem recursos federais para investimento em saneamento a partir de 2011".- esclarece. 

Vale lembrar que os investimentos em saneamento são liberados pelo Ministério das Cidades, basta o município desenvolver os planos de saneamento e os projetos pertinentes serem aprovados. Sem esses projetos, não há como o município capatar recursos federais. 

Isso nos faz chegar a conclusão que Jaboatão ocupa o ranking de 6ª pior cidade em saneamento por, aparentemente, não desenvolver projetos que visem a captação de recursos  federais para investimentos em saneamento.

Enquanto isso, nosso município continua esperando que apenas o Governo do Estado faça a revitalização da Lagoa Olho D'água. Assim não dá, né?! Se todos trabalhassem em conjunto, muita coisa já teria sido feita.

E você, acredita que Jaboatão está desenvolvendo esse plano de saneamento básico? Deixe seu comentário.

6 comentários:

Anônimo disse...

saneamento em jaboatão? xiiii.... Aqui nao temos nem calçamento, nem iluminação pública, nem transporte público decente e organizado e ainda espera-se saneamento, obras caras, demoradas e que ficam embaixo da terra e ninguem ve!

todo mundo que conheço que mora em outras cidades se impressiona com o absurdo que é jaboatão nao ter sequer ruas calçadas! voce anda em candeias e ve inúmeras casas de alto nível, mansões e prédios bonitos e bem cuidados e a rua? ora, a rua é de terra, esburacada, enlameada, algumas com esgoto correndo a ceu aberto...

o sr. Elias já provou que é um péssimo prefeito, igualzinho aos outros. Não é minimamente compreensível que um município que tem mais renda do que algumas capitais federais seja deste jeito. Desde o início desta gestão esperamos alguma coisa, qualquer coisa... e nada até agora foi feito na região de candeias/barra de jangada/lagoa. Eu perdi as esperanças. nao vou me mudar pois adoro o lugar e as pessoas de onde moro, mas nao recomendo jaburacão para nenhum amigo meu.

Ricardo Lima disse...

Poxa anônimo,assim você me desanima. Sou residente de Camaragibe, porém adqiquiri uma unidade do empreendimento Condominio Clube Praia de Piedade e, brevemente serei mais um morador de Jaboatão.

Antes de efetuar a compra fiz uma vasta pesquisa sobre tudo relacionado a cidade. Não demorou muito para descobrir o descaso que o município se encontra. Passei a onehcer a história política que, a muito se arrasta na cidade. Só roubalheira. Apesar de tudo, acreditei e acredito na melhora da gestão de Jaboatão.
Procurei na web as propostas do então prefeito Elias e não encontrei nenhum pronunciamento direto sobre obras nas regiões mais nobres de Jaboatão.

Apesar da indignação, acredito que mudañças virão. Estou otimista.

Quero parabenizar o Herbert pelo blog. Desde que comecei minhas pesquisas sobre a cidade havia descoberto esse blog, o qual acesso pelo menos uma vez no dia. Você faz um excelente trabalho Herbert.

Parabéns e, no que for possivel, pode contar com meu apoio.

Marcelo Gomes disse...

Eita Prefeitim bão.

Saneamento em Jaboatão é nota ZERO.

Todos os Projetos do Governador EDUARDO CAMPOS que vai inaugurar, Elias está pegando uma carona.

Esse Prefeito é bão mesmo.

O Cabo de Santo Agostinho, não quer ele mais.

Mas Elias está trabalhando pelo Cabo, contratando varios funcionarios para trabalhar em Jaboatão.

Obg.

José Antônio disse...

Jaboatão não tem nenhum projeto de saneamento. Esse governo Elias está perdido, sem saber o que fazer com a cidade. E ainda por cima disso tudo, tá pegando carona nas obras que o governo do estado está fazendo, como a ponte do paiva, a estrada da Batalha, a inauguração da escola técnica em jaboatão centro, etc. o povo não é burro seu Elias, todo mundo sabe que não é o município que está fazendo essa obras...como André campos disse " Elias só pinta meio fio"

rosangela cardoso disse...

Eu sou moradora do parque residencial olho dagua vizinho ao conjunto catamarã,a limpeza de Elias só vai ate a portaria do catamarã, e nois que moramos apos ele não temos direito a um gari nas nossas ruas e olhe que o iptu da minha residencia veio R$1.299,30 será que o iptu dos moradores do conjunto é mais alto que o meu para dar direito a gari?

Djalma Junior disse...

É um vergonha uma cidade como Jaboatão dos Guararapes, segundo maior PIB do estado, ser um dos muncípios do Brasil menos saneados. Entra prefeito e sai prefeito essa situação não muda. A secretaria de Saneamento e Meio é uma mera moeda de troca para acomodar partidos que o apoiaram nas eleições passadas, no caso o PV.