sexta-feira, 14 de maio de 2010

Catador de Jaboatão diz que coleta seletiva no município é uma farsa

 Por Robson Sampaio, da Folha de Pernambuco

Um catador de do Lixão da Muribeca, que não quer ser identificado, pois já sofreu ameaças, enviou a seguinte denúncia: “Senhor jornalista. Sou um dos catadores e o Programa de Coleta Seletiva, em Jaboatão, é um farsa. Eu e mais 30 catadores tivemos que invadir a Secretaria de Meio Ambiente para forçar o secretário a pagar R$ 51,00, resultado da venda do material reciclável, que recolhemos nas casas, nesses três últimos meses. O secretário Márcio Mendes disse que o prefeito Elias Gomes prometeu pagar um salário-mínimo, durante o tempo que montássemos a nossa cooperativa de reciclagem. Mas, a cada mês que passa, o salário pago diminui 100 reais por mês. No mês de abril, recebemos apenas 350 reais. Neste mês de maio, o secretário afirmou que receberemos 250 reais e que a partir de agora nós temos é que nos virar. A promessa do prefeito foi de nos dar 35 galpões de reciclagem, todos montados, com equipamentos como: prensa, carroça e caminhões. Mas, na verdade, só têm quatro galpões sem equipamentos e algumas carroças. No papel tudo é bonito e, na realidade, tudo é mentira. Estamos passando fome”.

A Prefeitura de Jaboatão enviou a seguinte resposta sobre o Programa de Coleta Seletiva: “A pioneira iniciativa do Governo Municipal vem sendo bastante elogiada pelos moradores da cidade. E, desde o fechamento do Lixão da Muribeca, o relacionamento entre os ex-catadores e a Secretaria de Meio Ambiente é de proximidade, com encontros e reuniões para discutir as capacitações e a participação no programa de coleta seletiva. O Governo Municipal já colocou em funcionamento seis galpões para separação dos recicláveis e a proposta é de instalar 31 unidades até o fim desta gestão. Os 254 catadores da cota-parte de Jaboatão trabalham nas unidades já instaladas, com exceção dos que foram lotados em empresas que prestam serviço para a Prefeitura. A Prefeitura de Jaboatão pagou a bolsa aos catadores por seis meses e prorrogou por mais dois meses. O pagamento de um valor decrescente visa estimular a consolidação das cooperativas e estimular a produção do material. O valor arrecadado com a venda dos recicláveis é apurado, pelas cooperativas, e pago para os membros vinculados a cada galpão”.

Pergunta que não quer calar: você leitor, já foi atendido pela coleta seletiva de Jaboatão? Eu por enquanto não conheço ninguém que tenha sido beneficiado com essa coleta seletiva.... será que funciona mesmo? Aqui na Lagoa Olho D'água não existe nem coleta normal, imagine a seletiva... Deixe sua opinião.

2 comentários:

Anônimo disse...

existe coleta seletiva em jaboatão? que eu saiba, existem pessoas puxando carroças revirando e espalhando lixo em busca de recicláveis. moro proximo a lagoa - no lado sul, proximo a barra de jangada - e aqui tambem o caminhao do lixo tambem so passa "quando da na telha"

Marcelo Gomes disse...

Eu não vi esse Projeto acontecer.

moro proximo a lagoa - no lado sul, em a Barra de Jangada.