domingo, 11 de abril de 2010

Poluição provoca aumento de algas na orla de Jaboatão

Foto da Praia de Candeias, Abril de 2010

Além de terem que conviver com os problemas provocados pelo avanço do mar, os moradortes da orla de Jaboatão precisam habituar-se com um outro problema: a enorme quantidade de algas que se proliferam no local, sujando a praia, causando mal odor, afastando turistas e pondo em risco a saúde dos banhistas e pedestres.

Talvés pela proximidade com a foz do poluído Rio Jaboatão, a praia de Candeias é a que mais sofre com grande proliferação de algas. Não importa a época do ano, vários trechos de areia, que vão desde a praia de Barra de Jangada até a praia de Piedade, estão repletos delas, que se misturam ao lixo jogado pelo frequentadores e ao trazido pelo Rio Jaboatão.

Os banhistas que se aventuram a caminhar pelo fétido e extenso tapete de algas, corem o risco de machucar o pé em cacos de vidro, pedaços de metais, pedras, etc. Os moradores e turistas reclamam que a prefeitura de Jaboatão não faz a remoção das algas. "A praia de Candeias é realmente suja. Muitas algas, pedras, restos de construção e lixo. O Uma pena, pois o lugar é lindo e deveria ser mais bem cuidado" - lamenta a turista francesa Catherine Vallent.

BIÓLOGO EXPLICA O PORQUE DA PROLIFERAÇÃO DESSAS ALGAS NA ORLA DE JABOATÃO

Em vários trechos da praia de Candeias, a grande quantidade de algas prejudica os banhistas

De acordo com o biólogo Lúcio Flausino, a proliferação exagerada por algas na praia de Candeias é um problema sério e que merece ser discutido pela população, pois está diretamente relacionado a falta de saneamento básico, particulamente redes de tratamento de esgoto.

Flausino explica que quanto maior a poluição, associada a umidade e altas temperaturas, maior será a proliferação dessas algas.
"A poluição do rio Jaboatão provavelmente possui relação com a proliferação de algas no litoral de Jaboatão" - explica.

Apesar de serem incômodas e afastarem os turistas e frequentadores da orla, as algas existentes nas praias de Jaboatão não apresentam riscos graves à saúde dos seres humanos" Esse tipo de alga não é muito perigosa, mas pode provovar alergias e problemas dermatológicos. O ideal seria evitar se banhar nos trechos mais poluidos" - explica o biólogo, que salienta que removê-las seria uma medida paliativa, por questões de estética e turismo. A solução definitiva seria o tratamento dos esgoto que desemboca nos afluentes, como o rio Jaboatão e a Lagoa Olho D'água, por exemplo.

Já para o ecossistema marinho, Flausino explica que essa proliferação excessiva de algas favorece o surgimento de organismos que consomem o oxigênio da água, a eutrofização. Sem oxigênio suficiente, a vida marinha nas praias de Jaboatão corre risco de desequilíbrio.


RESPOSTA DA PREFEITURA DE JABOATÃO

A prefeitura de Jaboatão foi procurada através da assessoria de imprensa para responder o que está sendo feito com relação a esse problema. Questionamos também o motivo pelo qual a prefeitura não retira o excesso de algas que atrapalha os banhistas e pedestres, causando mal ordor. Mas, infelizmente, até a publicação desse post não obtivemos resposta alguma.

Um comentário:

Anônimo disse...

isto é uma vergonha para a nossa cidade, mas e aí, já conseguiram alguma resposta?