sábado, 24 de abril de 2010

Ambientalista Denuncia Maus Tratos a Animais pelo CVA Jaboatão

Imagens: Manuel Tabosa


Hoje chegou um e-mail de nosso amigo ambientalista Manoel Tabosa, no mínimo chocante: o CVA de Jaboatão (Centro de Vigilância Animal) estaria maltratando cães e gatos recolhidos nas ruas de Jaboatão. Os trechos do texto são de deixar qualquer ser humano indignado.

De acordo com as denúncias, desde 2006, durante a administração de Newton Carneiro, cães e gatos vem sendo mal tratados. Na época, sugiram denúncias de que os animais estariam sendo levados para o lixão da Muribeca, jogados num buraco e queimados vivos. Uma atitude totalmente brutal e desumana.

Apesar das evidências, a ONG Amigos da Lagoa não conseguiu flagrar o possível crime e registrou diversas denúncias no MPPE contra o CVA Jaboatão.


Já em 2008, outra denúncia apontava que os bichos não tinham água nem comida durante o tempo que ficavam presos aguardando a adoção ou sacrifício. Tabosa também denunciou a situação precária do local onde cães e gatos esperam antes do sacrifício. Segundo ele, cães doentes eram misturados aos saudáveis, que poderiam ser adotados, caso houvesse uma política mais humana por parte do município de Jaboatão.


Na atual gestão, em Março de 2010, Manoel Tabosa informa que esteve no CVA Jaboatão e constatou que nada mudou e que os bichos, tanto os saudáveis, como os doentes, continuam sendo mal tratados e posteriormente sacrificados. Até durante a captura nas ruas, surgiram denúncias de que animais foram mortos publicamente.


Os ambientalistas marcaram uma reunião com a Sec. de Saúde, Meio Ambiente e Educação de Jaboatão, no último dia 22 de Abril, as 08h30 para discutir a situação e exigir uma providência.

P.S. recebi imagens muito chocantes, de cães mortos congelados em freezes, animais totalmente mal tratados, mas resolvi não publicar porque são muito fortes. Espero, sinceramente, que o prefeito Elias Gomes tome conhecimento dessa situação e oriente os secretários responsáveis a tomarem uma providência.

CORREÇÃO: eu havia postado como se a reunião fosse ainda acontecer, por isso não publiquei o que ficou acordado entre os ambientalistas e a prefeitura de Jaboatão. Peço desculpas, foi um engano de datas. Na verdade, pelo e-mail que recebi do presidente da ONG, a reunião já aconteceu, um dias antes da publicação aqui no blog. Solicitei informações do teor dessa reunião e posto aqui assim que receber essas informações. Obrigado aos e-mails dos internautas que chegaram lamentando a situação e elogiando o blog pela denúncia.

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Herbert!
Vc teve mais notícias sobre este caso do CVA de Jaboatão? Qual foi o resultado dessa reunião? Agradece

James Davidson

Herbert Fernandes disse...

Olá james! Obrigado pelo toque sobre a solução apresentada pelo CVA Jaboatão. Te confesso que confundi as datas e postei como se a reunião ainda fosse acontecer, mas ela havia acorrido um dia antes da publicação aqui no blog. Acabei de corrigir a informação no post, obrigado. Solicitei a Tabosa informações e vou postar assim que receber.

Mais uma vez obrigado
Atenciosamente,
Herbert Fernandes

Anônimo disse...

Eu não aquento mais tanta mauvadesa com os animais teu e cristina aqui do parque capibaribe em são lorenço da mata na av:1 n:559A proximo a o ficina de cabeça os muros da casa são bem altos para ninquem ver os maus trados com animais são treis cachorros precisando de ajuda imediatamente e nimquem faz nada eu já cansei os cachorros não come estão passanto fome e morrento de sede ele tinha 5 cachorros e agora ´so tem 3 muito magros e todos os treis mora na chuva de baixo de um pé di manga fassa chuva ou fassa sol os cachorros estão sempre la como podemos resouver isso será que agora apareci um filho de Deus ou não porque avida desse cara é ameassar todo mundo.