sábado, 26 de setembro de 2009

Sugestão do Internauta: Conheça o Projeto Urbanístico do Arquiteto Carlos Bellandi

Esse post foi sugerido por nosso amigo internauta Rodriggo Ramos, que sempre acompanha o blog. Numa de suas pesquisas na internet, Rodrigo encontrou o site do paisagista Carlos Bellandi - www.cidadehumanizada.com.br
- e descobriu que ele planejou, junto a prefeitura de Jaboatão, um projeto urbanístico para a Lagoa Olho D'água, entre os anos de 1997 e 1999.

O Projeto, como muitos outros que em breve estarei publicando no blog, não saiu do papel até hoje e deixou Bellandi muito decepcionado.

A proposta de Bellandi, muito bem traduzida nas palavras do nosso amigo Rodriggo, "É um projeto de bairro planejado, seguindo parâmetros Corbusianos da Carta de Atenas, com construções altas de habitação intercaladas por grandes jardins públicos. Uma idéia já ultrapassada, mas interessante saber que existiu. No desenho vemos uma "domesticação" do traço natural da lagoa, passeios ladeando algumas de suas partes, e áreas de lazer. Também é possível ver o canal de Setúbal entrando diretamente nela... Pelos traçados, imagino que a idéia era transformar a área em bairro de luxo."

Bellandi foi o paisagista responsável pelo Parque da Jaqueira, um dos parques mais bonitos de Pernambuco, localizado na área mais nobre a cidade do Recife, o Bairro da Jaqueira.

Infelizmente o projeto não foi executado, mesmo tendo sido aprovado pelo Governo Municipal.

Obrigado Robriggo e continue participando!

Link do local do site onde fala da Lagoa Olho D'água,
clique aqui



3 comentários:

Ryk disse...

espero que ate abril de 2011 a prefeitura coloque em pratica o inicio da recuperacao da olho dagua!!!
herbert voce tem novidades sobre a mudanca do pessoal que mora perto da olho dagua para o bairro da muribeca?

Lagoa Olho D'Água disse...

Olá Rick. Na verdade as pessoas que moram num raio de 100 metros da lagoa vão ser relocadas para um conjunto habitacional em Cajueiro Seco. Apesar do conjunto habitacional já estar sendo construído, as pessoas que moram na lagoa ainda não forma cadastradas. Ontem estive em 2 comunidades e conversei com várias pessoas que me confirmaram que ainda não houve cadastramento.

Ryk disse...

falei hoje com o pessoal do ministerio do ambiente da prefeitura e eles pelo que percebi dependem somente agora do governo do estado. não seria interessante pressionarmos agora o governo do estado?