sábado, 29 de agosto de 2009

I Fórum Sobre Revitalização da Lagoa Olho D'Água Reuni Moradores e Autoridades na Câmara de Jaboatão

Imagens William Bonnet


Hoje, aconteceu na Câmara de Vereadores de Jaboatão, o I Fórum de Debate Sobre a Revitalização da Lagoa Olho D'Água. Mais de 150 pessoas ocuparam o Plenário da Câmara com o objetivo de melhor conhecer o projeto que vai afetar direta e indiretamente a vida de mais de 200 mil pessoas que vivem nas proximidades da Lagoa Olho D'Água.

Participaram do Fórum a Prefeitura de Jaboatão, representados pelas Secretarias de Meio Ambiente, Infra-estrutura e Serviços Urbanos; o presidente da OAB, Dr. Fernando Araújo; autoridades do poder legislativo de Jaboatão; representantes de ONGs; líderes comunitários; a população que vive no entorno da lagoa e moradores do bairros de Candeias, Piedade, Prazeres e Pontezinha.



O Governo do Estado, representado pela CEHAB (Companhia Estadual de Habitação e Obras), que iria apresentar à comunidade os projetos, infelizmente não compareceu ao evento, mesmo tendo confirmado presença com a organização. Apesar do constrangimento e decepção dos que sairam em pelno Sábado ansiosos pelos esclarecimentos da CEHAB, o evento seguiu com apresentações de trabalhos sobre lagoa e debates com a platéia.


O presidente da Associação de Defesa do Meio Ambiente Amigos da Lagoa Olho D'água, Manoel Tabosa, iniciou o Fórum exibindo um trabalho que traçou o perfil da lagoa. Logo em seguida representantes do legislativo e o presidente da OAB de Jaboatão saudaram o evento e se mostraram dispostos a colaborarem com ações que visem a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na lagoa.

O evento seguiu com declarações indignadas do ex-vereador de Jaboatão, Fernando Gordinho, que repudiou a atitude da CEHAB em não ter comparecido ao evento, sem ao menos avisar o motivo.

Cícera Maria, presidente da Associação de Moradores de Buenos Aires, uma enorme comunidade de interesse social nas margens da lagoa, falou da importância do projeto e da necessidade que o mesmo seja debatido junto com a comunidade. Ela reclamou da falta de informação por parte do Governo do Estado que, apesar de já estar construindo o conjunto habitacioal, ainda não procurou a sociedade civil para discutir o projeto.

Nosso Blog também esteve presente. Falei da importância da ferramente internet e do trabalho do blog, além de falar um pouco da realidade vivida pelos moradores da lagoa.

No final a platéia fez pengutas que foram respondidas, na medida do possível, pela prefeitura, pela Associação de Defesa do Meio Ambiente Amigos da Lagoa Olho D'Água e pelo blog.

Agradeço a todos que estiveram presentes! Tenho certeza que conseguimos - apesar da ausência da CEHAB - dar o passo inicial para que intervenções sérias sejam feitas na lagoa.




3 comentários:

AMAURYSECON@HOTTMAIL.COM disse...

foi nuito bom o forum que foi realisado neste sabaDO 29/08 POREM 3 FATOS CHAMOU A MINHA ATENÇAO FALTOU MAIS DIVULGAÇAO A NAO PREZENÇA DA IMPRENSA E O TOTAL DERESPEITO POR PARTE DO PESSOAL DA SEHAB PARABENS HERBERTE PELO BLOG

R.R.Dias disse...

Na segunta foto dessa postagem, o primeiro homem sentado, que está de camisa rosa, é algum engenheiro envolvido no projeto? Se for o Sr. Persival, ele foi meu professor de Estática faz um ano.

Lagoa Olho D'Água disse...

sim Rodrigo. é Francisco Percival (Coord. De Saneamento da Secretaria de Serviços Urbanos, Habitação e Saneamento). muito gente boa ele!