sexta-feira, 5 de junho de 2009

Novidades sobre a Revitalização da Lagoa Olho D'Água


Terça feira passada, 02/04, nosso blog esteve na CEHAB participando de uma reunião com o Diretor de Execução de Obras, Alexandre Lopes, com o objetivo de acompanhar o andamento do Projeto de Revitalização da Lagoa Olho D’Água, que será financiado com os recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal).

Além do nosso blog (representado por mim) e do Diretor de Execução de Obras, Alexandre Lopes, estiveram presentes no encontro o recém eleito Conselheiro de Meio Ambiente de Jaboatão e Presidente da ONG Amigos da Lagoa Olho D’Água, Manuel Tabosa Júnior; o ex-vereador de Jaboatão, atual 1ª secretário do PV (Partido Verde), Fernando Moreira (conhecido como Fernando Gordinho); o Gerente da Unidade de Arquitetura da CEHAB, Diogo Lins e a Diretora Social da CEHAB, Patrícia Alexandre.


A REVITALIZAÇÃO: 1ª ETAPA



Como já havia sido falado aqui no blog, o projeto será dividido em duas etapas: a 1ª etapa, no valor de R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais) será a desapropriação das moradias irregulares num raio de 100 metros da lagoa e a construção de um conjunto habitacional no bairro de Cajueiro Seco (Prazeres). De acordo com o Diretor de Obras, Alexandre Lopes, o contrato com as empresas já foram assinados, os recursos já foram liberados e as obras de construção das moradias já se iniciaram há três semanas, no terreno da antiga fábrica de postes ARCAL. Alexandre informou ainda o nome das empresas que executarão as obras e o que cada uma vai fazer:
  • UNITEC - A empresa ficará responsável pelo cadastramento dos moradores e por todo o planejamento de ordem social. De acordo com a Diretora Social da CEHAB, Patrícia Alexandre, 2,5% dos recursos serão destinados ao social, ou seja, 1.250.000,00 (um milhão duzentos e cinqüenta mil reais). Ela informou ainda que equipes estarão nos próximos dias (sem fixar o dia exatamente) cadastrando as famílias e que, durante o prazo de execução das obras, terá uma assistente social de plantão para atender à comunidade e fazer todo o trabalho de sensibilização necessário.

  • CINZEL - Ficará responsável pela construção das 1.472 moradias, no terreno da antiga fábrica de postes ARCAL, em Cajueiro Seco, como já foi dito. Alexandre Lopes informou que o prazo de execução das obras será de 18 meses, contados a partir de Maio de 2009.

  • SCAVE - Além da construção das moradias, o projeto contempla a melhoria de infra-estrutura do Bairro de Cajueiro Seco. A SCAVE é a empresa que ficará responsável pelas obras de saneamento e infra-estrutura do local.


PRAZO DE EXECUÇÃO DAS OBRAS: se não houver atrasos, as obras ficarão prontas em 18 meses, ou seja, em Novembro de 2010. Após a conclusão das obras, o trabalho social durará mais 6 meses.



A REVITALIZAÇÃO: 2ª ETAPA

Essa etapa é considerada decisiva para reestruturar a área e evitar que volte a ser invadida após a desapropriação, pois contempla toda a parte de infra-estrutura na lagoa, com a abertura de vias de acesso, construção de rede de tratamento de esgoto, vias públicas ao redor da lagoa, equipamentos de lazer (brinquedos, quadras, campos de futebol), etc. Contudo, as notícias a respeito da execução das obras da segunda etapa não são nada animadoras.


Segundo o Gerente da Unidade de Arquitetura da CEHAB, Diogo Lins, o projeto referente a essa etapa ainda não começou a ser elaborado, apesar dos recursos oriundos do PAC, na ordem de R$ 59.000.000,00 (cinqüenta e nove milhões de reais) já estarem garantidos, esperando na Caixa Econômica apenas a conclusão do projeto. Perguntei se existia um prazo para que esse projeto fosse formulado, tendo em vista que a não apresentação do mesmo em tempo hábio pode acarretar na perda dos recursos. Diogo fez uma projeção de que até Dezembro desse ano o projeto possa estar pronto, mas ele não pareceu muito seguro.



O POVO ACREDITA NA REVITALIZAÇÃO DA LAGOA OLHO D’ÁGUA?


Um dos assuntos em pauta na reunião foi a credibilidade do povo com relação a Revitalização da Lagoa Olho D’Água. Apesar de ser uma promessa antiga de governos anteriores, com direito a exibição de maket no Shopping Guararapes (no ano de 1998), a revitalização da Lagoa Olho D’Água, de fato, nunca saiu do papel. As especulações foram muitas de lá para cá. Verbas milionárias já foram perdidas por falta de verdadeiros projetos e a credibilidade do povo está cada dia mais em baixa.


Visando recuperar essa credibilidade, sugerimos que a CEHAB se aproximasse mais da população, tentado esclarecer dúvidas sobre a revitalização, quando começará, aceitando sugestões, etc. Os diretores da CEHAB se mostraram bastante abertos e afirmaram que desejam essa aproximação.

Algumas ações também estão sendo desenvolvidas por ONGs com o intuito de promover essa aproximação. Em breve o nosso blog estará divulgando quais são essas ações.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para comentar esse post, basta clicar no link abaixo comentários. Se você tiver uma conta do Google (gmail, Youtube, Orkut, etc.) utilize seu login e senha para poder comentar. Você também pode postar como anônimo (não é necessário LOGIN e SENHA) mas pedimos a gentileza de você se identificar, assinando abaixo do comentário. Sua participação é muito importante!


.

9 comentários:

Anônimo disse...

Moro em frente ao terreno da antiga Arcal, e, realmente, iniciaram as obras! Há uma grande espectativa que esta construção traga melhorias para nós também. Aqui (onde está sendo construido as casas) estamos sem água a mais de um ano!

Lagoa Olho D'Água disse...

Muito obrigado pela informação de a construção do conjunto habitacional realmente começou aí em Cajueiro seco. Esperamos que essas obras tragam benefícios para todos.

João disse...

As placas que foram afixadas no terreno da um prazo de 36 meses para o término das obras... e mais ou mesnos 2100 famílias beneficiadas!

Herbert Fernandes disse...

Infelizmente existem essas divergências de prazo João. O bom seria que o Estado melhor se comunicasse com a população de verdade. Eles dizem que fazem, mas ninguém nunca fica sabendo de nada. Quando fomos na CEHAB nos passaram que as obras durariam 18 meses. Fico surpreso de nas placas o prazo ser de 36 meses. 3 ANOS É MUITO TEMPO! Mas parece que essas obras do PAC emPACaram mesmo!

João disse...

"lagoa Olho D'agua, se for do seu interesse, posso tirar foto das obras e da placa, é só enviar o e-mail.

Lagoa Olho D'Água disse...

João, se vc puder enviar fotos com o inicio das obras e com as placas informando o prazo, fico muito grato sim. O meu e-mail é lagoaolhodagua@gmail.com

obrigado

Herbert Fernandes

João disse...

Lagoa Olho D'agua, Já enviei algumas fotos para seu e-mail. Junto com a placa e fotos do início da obra, enviei imagens do local mostrando a precariedade que vivemos aqui. Como eu disse, há uma grande espectativa que estas obras melhore, o mínimo que seja, a infra-estrutura local. Nem água temos, desde 2008. Abraço!!!

Anônimo disse...

Pois bem, será uma ótima oportunidade para os moradores da lagoa Olho D'agua, mas o saneamento que esta sendo feito ao redor do terreno, está sendo uma precariedade, nada de acordo com o que manda a lei e estão fazendo do jeito que eles querem, a população da redondeza está sendo prejudicada e a indignação é total, fazem mais de 2 meses que nossa rua está interditada e o serviço de saneamento é um dos piores que já vi. Algo precisa melhorar !

Anônimo disse...

- Moro próximo à lagoa, e gostaria muito que a situaçao da lagoa melhorasse, aliás ela é a maior lagoa em centro urbano. Hj tenho vergonha de trazer minhas amigas p/ passar o fds aq em casa, mas, quem sabe um dia ñ vou ter ORGULHO ?!

-ALANA RODRIGUES,17.