sábado, 28 de fevereiro de 2009

Moradores de Piedade e Candeias temem o início do inverno

Enquanto as tão esperadas obras de dragagem e revitalização da Lagoa Olho D'Água não chegam, os moradores dos bairros de Piedade e Candeias, em Jaboatão, temem o início das chuvas.

Não é preciso muita chuva para que as principais avenidas desses bairros fiquem totalmente alagadas. Sem ter para onde escoar, a água se acumula nas ruas e avenidas, provocando estragos, transtornos e, o pior, inúmeras doenças como a leptospirose, esquistosomose, filariose e hepatite.

Até o momento, a prefeitura de Jaboatão não iniciou nenhum tipo de limpeza dos canais que vão para a lagoa, que estão cheios de lixo e mato, como você pode ver na foto abaixo, feita recentemente na comunidade do Espinhaço da Gata, em Piedade.



O PROBLEMA DOS ALAGAMENTOS






Segundo especialistas, a solução dos problemas de alagamentos em Piedade e Candeias vai bem além da simples limpeza de canais. Segundo estudos feitos pela UFPE, a Lagoa Olho D'Água está totalmente assoreada. Isso significa que a profundidade média atual da lagoa, na área mais profunda, é inferior a 80 centímetros. Quando a chuva vem (principalmente no inverno) a água não tem para onde ir, provocando os alagamentos. No passado essa profundidade era superior a 8 metros. Estudiosos ainda apontam a dragagem (que é a retirada de toda a lama da lagoa, fazendo-a voltar a ter uma profundidade razoável) como a principal forma de evitar os alagamentos e todos os prejuízos para a população.



Vários projetos de revitalização da Lagoa Olho D'Água já foram feitos, mas até o momento, nenhum foi executado. A última verba liberada foi no ano passado, pelo Governo Federal, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal) no valor de mais de 120 milhões de reais. A verba ficou retida na Caixa Econômica Federal, simplesmente porque a Prefeitura de Jaboatão (na época administrada por Newton Carneiro), não cumpriu a parte dela no projeto apresentando os laudos e estudos da área.



Um comentário:

Anônimo disse...

moro aqui perto da lagoa do náutico ha muitos anos e nunca tinha visto, ou seja nunca me importei muito em conhecer a historia desta população,naõ sabia que a lagoa olho `dgua era tão extensa e nunca imaginei que os entulhos tirado dos esgotos iam para na lagoa é por isso que a situaçaõ aqui da vila sotave, lagoa do náutico naõ muda pois eles so fazem transferir o lixo de um lugar para outro,naõ vi todo o noticiário pois estou sem tempo mais o que vi me impressionou e muito vou ler a materia bem pausadamente para saber mais detalhes,parabéns e brevemente volto com mais comentários.