terça-feira, 1 de julho de 2008

Lagoa Olho D'Água ou Lagoa do Náutico?


Você sabia que no passado o Clube Náutico do Capibaribe treinava esportes náuticos , especificamente o remo, na Lagoa Olho D'Água? Isso aconteceu há muito tempo, quando a lagoa ainda tinha uma profundidade relevante, que possibilitava a prática de esportes náuticos, muito diferente da profundidade máxima de 80 centímetros dos dias de hoje.

Em virtude dos treinos dos remadores do Clube Náutico do Capibaribe, a lagoa passou a ser conchecida como Lagoa do Náutico. Em 1997, com o lançamento de um projeto de revitalização para a lagoa (que nunca saiu do papel até hoje, pois foi a época que a administração do atual prefeito Newton Carneiro sofreu intervenção do Governo do Estado e o prefeito foi afastado), a lagoa passou a ser chamada oficialmente de Lagoa Olho D'Água.

Até hoje muita gente ainda conhece a Lagoa Olho D'Água como Lagoa do Náutico.

Independentemente de como a lagoa seja conhecida, o fato é que precisamos lutar para salvar todo o ecossistema (que está extremamente ameaçado) da única lagoa de formação de restinga em área urbana do Nordeste (e a maior em área urbana do Brasil). Infelizmente hoje, nenhum tipo de embarcação pode navegar na lagoa, que aos poucos vai sumindo em virtude da poluição e do assoreamento.

Não deixe de comentar clicando no link abaixo comentários. Sua participação é muito importante na luta pela preservação da Lagoa Olho D'Água.

Um comentário:

Unknown disse...

A lagoa é vida!
viva a lagoa!