domingo, 22 de junho de 2008

Lagoa do Náutico: Fraudes nas obras do PAC


Em março deste ano o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Permanbuco e anunciou várias obras no Estado. Dentre elas, estão as obras de revitalização e urbanização da Lagoa Olho D'Água (Lagoa do Náutico). De acordo com o que foi divulgado pelo governo, a Lagoa do Náutico seria contemplada com mais de 110 milhões de reais e as obras se iniciariam de Março desse ano. Três meses se passaram e não estamos vendo obra alguma em execução.


Entrei no site do Governo Federal referente ao PAC e verifiquei o estado de execução das obras (clique no link acima e baixe o PDF). De acordo com as informações coletadas, a primeira etapa da obra, que é referente ao SANEAMENTO INTEGRADO E URBANIZAÇÃO - PROTEÇÃO DO MANANCIAL DA LAGOA DO NÁUTICO, já foi contratada, no valor de 50 milhões de reias.

A segunda etapa - SANEAMENTO INTEGRADO E URBANIZAÇÃO NO BAIRRO LAGOA DO NAUTICO, no valor de R$: 59.395.000,00 ainda está em processo de contratação.

Fiquei bastante intrigado quando vi que a 1ª etapa já havia sido contratada no valor de 50 milhões de reais e até agora não vi obra alguma. Fiquei mais intrigado ainda quando li as notícias de que vários Estados estão desviando os recursos do PAC, através de fraudes em licitações das obras, que estão sendo superfaturadas.
Não tenho como afirmar que os recursos do PAC para a revitalização da Lagoa do Náutico estão sendo roubados. Contudo, o fato de não haver obras no local, três meses após a contratação das mesmas é, no mínimo, curioso.




FALTA TRANSPARÊNCIA NO PROJETO

A principal dificuladade do cidadão na hora de fiscalizar essas obras é a falta de transparência. Sabemos que a Lagoa do Náutico foi contemplada pelos recursos do PAC mas, infelizmente, não temos conhecimento do projeto, dos prazos , das licitações, de absolutamente nada. As informações disponíveis no portal do Governo Federal são superficiais, dificultando a atuação do cidadão na hora de fiscalizar e facilitando, consequentemente, as fraudes.

O Governo do Estado de Pernambuco também não disponibiliza nenhuma informação. Não sabemos (ao menos) quem é, de fato, o responsével pela gestão dos recursos do PAC. Essas dificuldade em obter informações só favorece aos corruptos, que se aproveitam para roubar o nosso dinheiro sem que possamos fazer, absolutamente, NADA.



O QUE ESTAMOS FAZENDO?

Se um cidadão um pouco mais instruído tem dificuldade em fiscalizar, imagine um cidadão com um baixo nível educacional? Estou tentado coletar informações e divulgá-las aqui, para que, juntos, possamos cobrar dos responsáveis. Já encaminhei e-mail ao Governo Federal solicitando mais informações e estou aguardando resposta. Assim que as tiver, vou disponibilizá-las aqui no blog. Se algum leitor souber de algo, favor não hesite em nos enviar e-mail lagoaolhodagua@gmail.com .

Enquanto as obras não chegam, os 200 mil moradores do local sofrem com a falta de infra-estrutura e a Lagoa do Náutico vai morrendo aos poucos. Espero que os recursos para a revitalização da Lagoa Olho D'Água não estejam sendo roubados, como já foram roubados mais de 700 milhões de outras obras do PAC. Transparência é o que todo cidadão deseja. Está na hora do Governo Federal disponibilizar mais informações sobre os projetos do PAC, caso contrário, os ladrões de carteirinha vão continuar se beneficiando do sistema.


Você pode participar clicando no link comentários logo abaixo

3 comentários:

Anônimo disse...

- Infelizmente moro próximo a lagoa do náutico e fico cada vez mais triste em saber que o governo municipal, estadual e federal não levão a sério o estado da lagoa e sua conservação,sem falar na situação précaria das pessoais que aqui vivem, se houvesse cabeças pensantes no governo em geral, a lagoa do náutico não só estária a muito sendo preservada mais também seria uma grande fonte de renda para muitos pais e mães de familias carentes que aqui vivem.

Hipólito Soriano disse...

Caro Herbert,
Meus parabéns e apoio a sua luta!
Sou Hipólito Soriano - em passado recente fui fundador e Presidente por dois mandatos do Cons. dos Mor. do Conj. D. Heldér e Venda Grande(1987/1992) e fundador e coordenador do grupo informal "SOS Natureza", durante anos militei do Mov. Ambientalista de defesa da Lagoa Olho d'Água e contra a instalação do Hotel no cabo e manguezal de Suape. Depois de uma "crise" de descrença e revolta, estive afastado da luta em defesa deste magníficos pontos geográficos, patrimônios do povo,e com a presença de pessoas como vc, me estimulam a retomar a luta, após mais de meio séc. de vida.
Coloco-me a sua disposição e de todos que estão nesta luta. Meus endereços: hsorianolira@yahoo.com.br e fone (81) 9417.3923 - Yorkut uso o pesôdonimo - Cambimba Gaibu.
Estou a disposição para qualquer informação que possa socializar sobre o assunto.
1 abc,
Hipólito

Anônimo disse...

Parabéns esta muito bem feito o documentario, as imagens estão na hora em suas timelines, parabéns a entrevista, está muito bom mesmo, parabéns pela ediçção
pv.leleco@bol.com.br