sábado, 8 de dezembro de 2007

Revitalização da Lagoa Olho D'água - saiba como será o projeto

No último dia 03/12, estive na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para me informar a respeito das obras de revitalização da Lagoa Olho D’água. Lá falei com Cláudia, que é assessora técnica da Secretaria de Planejamento de Jaboatão dos Guararapes (SEPLAN).

De acordo com Cláudia, as obras de revitalização da lagoa serão administradas pelo Governo Estadual e a prefeitura está apenas dando suporte ao projeto. Numa breve conversa, Cláudia informou que dos R$ 130 milhões de reais liberados para a obra, 30% serão destinados à habitação. Será construído um conjunto habitacional em Cajueiro Seco (próximo à estação do metrô de Cajueiro), que abrigará as pessoas que hoje vivem nas margens da lagoa. Ela não soube informar qual o raio de desocupação ao redor da lagoa.

Com relação dragagem da Lagoa, que retiraria os sedimentos que fazem com que a lagoa esteja assoreada, diminuindo os alagamentos, Cláudia informou que a dragagem não será feita. Ela disse que uma dragagem poderia desequilibrar o ecossistema da região que, segundo ela, está equilibrado. Disse ainda a dragagem não é viável, não diminuiria os alagamentos e que existe um estudo que comprova isso.

Já o Canal de Setúbal ela falou que será concluído e que as avenidas ao redor da lagoa vão ser continuadas na área Oeste, ou seja, em Pontezinha, não na área Leste como todos (inclusive eu) pensavam que ia ser.

Segundo Cláudia, existe um projeto de construir uma Via Metropolitana, que contemplará uma avenida em mão dupla ao redor da Lagoa Olho D’água, na área leste, que irá de prazeres a Barra de Jangada. Esse projeto não inclui os recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), portanto, não existe previsão para o início das obras.
Em Barra de Jangada existirá uma ponte (esses recursos já foram liberados pela iniciativa privada) que ligará o bairro de Candeias a Ilha do Amor, onde serão construídos um condomínio de luxo e uma rodovia à beira mar que ligará a Região Metropolitana às praias do Litoral Sul. Especula-se que essa rodovia cobrará pedágio, mas a informação ainda não é oficial.

*Conheça as causas dos alagamentos em Piedade clicando aqui
- Para comentar essa matéria clique em "Comentários" no link abaixo. Sua opinião é muito importante!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a investigação, reportagem e comentário de nosso publicitário (e repórter por vocação) Herbert Fernandes, sobre os problemas e o projeto de Revitalização da Lagoa Olho D'Água.
Vamos ficar de olho e cobrar transparência e realização de fato, dos responsáveis pela viabilização desse Projeto que é importante não só para os moradores da região da Lagoa mas, para toda a população que se preocupa com o ecossistema.
By Gel

mari mari disse...

Oi!queria sabe mais sobre o projeto de revitalização da lagoa.Como posso manter um contato maior com você?Tem email, orkut?Espero que me reponda o mais breve possível.Abraços,
Mariana Soares

meu email:nanaturistologa@hotmail.com

Herbert Fernandes disse...

Desculpe a demora de responder,mas é que não tinha percebido alguns novos cometários.


Tentei investigar o que eu pude sobre o projeto de revitalização mas, infelizmente, tive uma certa dificuldade. A prefeitura ficou de me mandar um detalhe de alguns estudos de impacto ambiental mas até agora não os recebi. Meu e-mail é: herbertmelaniec@hotmail.com
qualquer coisa e só entrar em contato, ok?